Skip to main content

No próximo sábado, dia 14/10, teremos um evento pra lá de especial aqui na PdD: Aglomeradas 10 anos.

O grupo de artesãs moradoras do aglomerado da serra completa uma década de atividades, e a comemoração acontece das 10 às 14 horas. A celebração contará com exposição de cinco lindas coleções, além de música ao vivo e muita energia boa

Estão todos convidados.

Algomeradas

À margem da cidade e do capital contemporâneo, o processo da construção do comum se encontra em potência, e novos modelos de mundo e de realidades possíveis se inauguram e transformam-se a todo o momento: múltiplos vetores de subjetivação,compondo a própria constituição do real.

As aglomeradas começaram como um programa de extensão universitária em 2007, foram longos percursos adjetivados de criação coletiva e potência criativa, venceram o prêmio UNISOL – Universidade Solidária ganharam vários prêmios de design social pelo Brasil, um dos mais importantes foi: Objeto Casa Brasil em 2010.

Palestraram por duas vezes no TEDX de Belo Horizonte, tiveram produtos expostos em Nova York pela TOUCH (do-not- touch.com).

Para que a junção do design e o artesanato funcionem é necessário que as interferências propostas sejam inseridas em todo o processo produtivo e não somente na finalização do produto. A forma de agregar valor ao produto vai muito, além disso, é preciso valorizar os recursos locais, resgatar a cultura e a identidade do território envolvido.

Neste processo de coletividade potente e criativa faremos em 2017, 10 anos de projeto e hoje como associação das aglomeradas que já possuem pontos de vendas em lojas de design em Belo Horizonte e feiras mensais e quinzenais.

São atividades das aglomeradas: oficinas de costura, estamparia, bordado,
encadernação, fotografia pin hole, desconstrução de roupas, modelagem experimental, reaproveitamento têxtil, moulage criativa, patchwork, planejamento e desenvolvimento de coleções.

A atual presidente da associação é Suzana Marília dos Anjos.

Texto: Elisângela Maria de Jesus – Conselheira Fiscal e voluntária

Algomeradas e a PdD

A relação do grupo com a papelaria vem de uma estrada de sete anos, desde a abertura da loja. Segundo Elisângela, conselheira fiscal e voluntária da associação  “a PDD tem uma importância no que tange ao mercado de design na cidade, reverberando o trabalho das aglomeradas para um público afinado com as tendências do design. Além do laço comercial vem a afetividade criada e amadurecida ao longo dos anos”.

Fica o registro do enorme carinho e admiração pelo trabalho das Aglomeradas, e os votos por muitos outros aniversários comemorados conosco.

Confira alguns dos produtos do grupo que estão disponíveis em nossa loja: