Skip to main content

No ultimo final de semana de 2017, tivemos a oportunidade de visitar, em São Paulo, a Artiz, um espaço maravilhoso de valorização do artesanato brasileiro, localizado no shopping JK Iguatemi.

O projeto é uma iniciativa da Artesol, organização que trabalha há mais de 20 anos, em prol da valorização deste que é um dos principais patrimônios culturais imateriais de nosso país.

A Artesol

A Artesol nasceu como um projeto para combater a pobreza em regiões do país que sofriam frequentemente com a seca, e contavam com pouca ou nenhuma atenção das autoridades governamentais e da sociedade. Foi fundado em em 1998, como um programa social. Ganhou força, e em 2002, acabou se transformando em uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Atualmente, sua principal missão é apoiar e garantir a sobrevivência do fazer artesanal de tradição cultural, respeitando sempre a autonomia dos artesãos e trabalhando pelo desenvolvimento das comunidades nas quais eles estão inseridos.

A Artiz

A pop up store no shopping paulista, é fruto de um projeto de curadoria, que objetiva ressignificar e dar visibilidade ao artesanato brasileiro. Atua para gerar receita e garantir a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva artesanal, especialmente o pequeno produtor que, na maioria das vezes, tem pouco conhecimento do real valor de seu trabalho e de seus direitos.

Abraça as mais diversas regiões do país, de norte a sul. Atualmente, são mais de 40 diferentes comunidades, seja de áreas ribeirinhas do Maranhão, sertão da Bahia, interior de Minas Gerais e do Sul, da selva amazônica, e por aí vai. Os produtos, disponíveis para venda, carregam a beleza de técnicas como cerâmica, bordados, rendas, trançados, tecelagem, dentre outros, sempre com matéria prima 100% brasileira e natural, cultivada respeitando todos os princípios da sustentabilidade.

Age com o intuito de promover o diálogo entre o tradicional e o novo. Para isso, estimula a conexão e a troca de conhecimento entre os artesãos detentores de saberes tão enraizados na cultura nacional com designers e estilistas, conhecedores do mercado, bem como de técnicas contemporâneas e sustentáveis de produção. O resultado deste intercâmbio, são produtos carregados de encanto e brasilidade.

Experiência

Visitar o espaço foi uma experiência para lá de gratificante. Observar tantas manifestações culturais nacionais serem reconhecidas e valorizadas é, para nós, uma grande alegria. Projetos como o Artiz, e outras iniciativas como, por exemplo, o Projeto Sertões, o Brasis.vc, e tantos outros, são a confirmação da fala de Zizi Carderari, uma das idealizadoras do Projeto Sertões, de que o artesanato é o novo luxo.

Para conhecer mais sobre o Artiz, siga o Instagram e o Facebook oficial do espaço ou, se estiver em São Paulo, faça uma visitinha na pop up store e apaixone-se.