Skip to main content

Trata-se de uma exposição sobre cartografia íntima de 3 mulheres que mapeiam suas lembranças, seus desejos e suas saudades!

Seus trabalhos retratam um pouco de cada uma e de todas ao mesmo tempo. As lembranças de lugares que podem ser qualquer lugar, de sonhos que podem ser de qualquer pessoa, de poesias que encantam todos e cada um particularmente.

Tudo que em mim habita… habita todos e cada um de maneiras diversas!

AREA – Ateliê de Artes

O AREA Ateliê de Artes é um ateliê coletivo que surgiu do desejo de quatro mulheres se reunirem em um espaço para fazer arte.

Cada uma com seu fazer artístico e na sua busca individual, faz do AREA um lugar de trocas de ideias, de estudos, de pura diversão e amor pela arte, além das aulas de pintura, desenho e cerâmica.

Artistas Participantes

Andréa Goulart de Carvalho

Sou Andréa Goulart de Carvalho, desenhista e pintora desde muito pequena. Minha primeira obra reconhecida, pela família, é claro, foi um retrato de uma artista de cinema, desenhado com giz, na lousa do quarto de estudos. O sucesso me ajudou a decidir que seria desenhista para o resto da  vida!

Em 1982 formei em desenho pela EBA/UFMG. Daí em diante fui professora de arte em escolas públicas e em cursos particulares, design gráfico, diretora de arte, criativa e freelancer em agências de publicidade, ilustradora para editoras e gráficas, produtora de estamparias têxteis, entre outras atividades, sempre ligadas ao fazer artístico.

Entendo a arte relacionada à beleza e harmonia da natureza. Animais, flores e frutos, e principalmente minha paixão, faces e corpos humanos, são os meus temas favoritos. Retrato-os através do desenho, pastel seco, óleo, aquarela, gravura e modelagem.

Ao adotar estes temas penso contribuir para registrar, respeitar e exaltar a beleza, a harmonia e a exuberância do ser humano, das formas, das cores e da própria natureza.

Há alguns anos me tornei Arteterapeuta e Formadora de SoulCollage®, profissões profundamente ligadas à arte que se dispõem ao conhecimento e desenvolvimento humano. Com elas agrego ainda mais valor ao meu trabalho através do riquíssimo simbolismo do universo da psique, que busco compreender e expressar em pinturas, desenhos e nas colagens especiais do SoulCollage®.

Atualmente é com enorme prazer que faço parte do AREA – Ateliê de Artes, grupo de quatro mulheres artistas, na busca de expressão e realização na arte e na vida.

Ana Borges

Natural do estado do Rio de Janeiro, mas criada em Belo Horizonte.

Psicóloga de formação, pós-graduada em Arteterapia, senti a necessidade de me instrumentalizar na área artística. Frequentei a Escola Guignard por dois anos e meio e continuei minha formação participando de cursos independentes. Na cerâmica frequentei o ateliê da Angela Maciel durante mais de três anos e na pintura tenho aulas com o Artista Plástico Alan Fontes há quase um ano.

Atualmente desenvolvo meus trabalhos na cerâmica e pintura no AREA Ateliê de Artes, que divido com outras três artistas.

As obras

Intitulada ” Minhas Moradas” são a tradução poética das cidades onde morei, dos caminhos que percorri, das casas onde vivi…tudo que habita em mim: tons, cheiros, lembranças, sonhos afetos e desafetos… caminhos da criação que vão deixando suas  marcas na minha vida e na minha alma numa maneira de transformar a dura realidade, o cotidiano, as histórias daqui e de acolá, a vida enfim, em algo mais suave e mais poético: em arte..!!!!

Elenir Tavares

Elenir Tavares, nasceu, vive e trabalha em Belo Horizonte. Graduada em Arquitetura e Artes Plásticas.

Sua pesquisa pictórica propõe uma experiência acerca do espaço urbano e reflete um desejo de ocupação de uma fração do mundo por meio da arte.

A pesquisa extrapola o conceito estabelecido de cidade e estabelece relações com o íntimo.

O trabalho se desenvolve a partir de pintura executada sobre fotografias impressas, de  dominio público, sendo aquela a ação que constrói a paisagem.

O ato de pintar sobre possibilita a criação de uma imagem íntima, inspirada em fragmentos reais, que falam além do que os olhos veem, sobre tudo o que nela habita.

Uma reflexão da paisagem urbana no domínio da imagem pintada; cuida de significados da cidade e das pessoas que nela vivem!