Skip to main content

No último mês de agosto, tivemos a alegria de receber aqui na PdD a mostra “Bordado Contemporâneo”, de Letícia Prado. Letícia, 23 anos, é mineira e as mãos talentosas por trás da Tiz Bordado Contemporâneo.

As conexões e ligações da bordadeira com a criação são antigas. “Quando criança sentava ao lado de minha mãe, artista plástica, e tentava imitar suas pinturas, esculturas e costuras. A arte sempre foi um elemento do meu cotidiano”.

Depois da infância, Letícia parou de desenhar, no entanto, manteve o gosto pela costura e o interesse por processos manuais e criativos, o que a levou a cursar Design de Produto. “Foi durante o curso e no período em Florença, na Itália, que me aprofundei em estudos de valorização de território e saberes tradicionais. Foquei em trabalhos e pesquisas para valorizar e descobrir novas perspectivas sobre o bordado manual. Nesse processo, aprendi a bordar e me apaixonei. E a Tiz surgiu de forma orgânica”.

Referências

As referências e inspirações do trabalho de Letícia passam especialmente pelas belezas e curvas que caracterizam a cidade de BH. “No meu trabalho tento trazer uma nova linguagem e referências visuais atuais aos bordados, com inspiração principalmente na cidade de Belo Horizonte, cidade que me acolheu e que sempre surpreende quando olhada atentamente. Um prato cheio de referências históricas, populares e visuais”.

Peças clássicos do design também servem de referência e ajudam a alimentar a criatividade da bordadeira. “Outra inspiração para os trabalhos são objetos de design que, retirados de sua função utilitária, contam uma história sobre um contexto e uma intenção criativa”.

Relação com a PdD

A relação e parceria com a PdD renderam um depoimento carinhoso de Letícia, que nos enche de orgulho e alegria. “Quando conheci a loja da Patrícia de Deus, fiquei admirada com os significados e com a delicadeza dos objetos ali reunidos. Uma prova da delicadeza da própria Patrícia, que enxerga valor em trabalhos artesanais e sui generis. E é uma honra para mim, como designer e artesã, ter meus bordados nessa seleção tão cuidadosa”.

Quer conhecer de perto as belas peças produzidas pelas mãos de Letícia? Venha nos fazer uma visita na PdD, será um prazer receber você!