Skip to main content

No ano de 2018, tivemos a oportunidade de passar um tempo no México e conhecer mais a fundo a rica cultura do país. O período no qual estivemos por lá foi, além de muito inspirador, suficiente para nos apaixonarmos pela arte, pela culinária e pelos costumes locais.

Dentre os aspectos que mais nos chamaram a atenção, o grande destaque fica por conta da alegria da população e a maneira como eles enxergam a vida e também a morte, esta última, tratada de forma muito especial pelos mexicanos. Ao contrário do luto e das lamentações, no país latino, aqueles que se foram são celebrados com sorrisos, cores e muita festa, especialmente no dia dos mortos, que acontece entre 31 de outubro 02 de novembro (o dia de finados no Brasil).

A celebração tem origem milenar e indígena, e os registros mostram que ela acontecia nas civilizações Asteca, Maia, Purépcha, Náuatles e Totonacas, bem antes da chegada dos europeus ao continente. Seu grande propósito é o de honrar a história das pessoas que partiram e a crença local é de que, neste período, os mortos vêm visitar seus parentes, com a devida permissão divina.

Para isso, o país colore suas ruas e casas e os mexicanos montam altares coloridos, espalham flores, velas, incensos e se vestem com máscaras das famosas caveiras locais (La Catrina), roupas de esqueleto e fantasias de morte. Além disso, o que se vê é muita comida, bebida, doces (os preferidos dos entes que se foram) e claro, muita música.

O festival está entre os dias mais animados do país e,  de tão animado e tradicional, foi considerado pela UNESCO como um patrimônio da humanidade.

E neste ano, tocados pelo positivismo e pelo espírito de celebração mexicano, decidimos celebrar a data aqui na PdD da mesma forma, com muita alegria, cores e homenagem aos queridos que já se foram. Em nossa virtrine, uma decoração especial com produtos que fazem referência a cultura do país como Fridas, Doninhas em versão Las Donitas, Caveiras decorativas, flores, velas, e porta retratos com fotos daqueles que enquanto estiveram por aqui, viveram a vida com grande alegria e paixão (em especial meu querido pai e a minha amada mãe)!

Fica o nosso convite para que você venha nos visitar e sentir a alegria da celebração conosco! E para os que querem conhecer um pouco mais sobre o evento, de maneira lúdica e divertida, fica a dica de uma animação linda e muito divertida da Disney Pixar: Viva, a Vida é uma Festa! A recomendação vale para crianças e adultos!

Foto que ilustra o post: iStock/Crissy1982