Skip to main content

No mês de aniversário da Patrícia de Deus Ideias e Papéis, tivemos o prazer de receber no PdD de Arte a mostra “Flores Imaginárias”, de Beth Tropia, parceira de loga data da papelaria e dona de um trabalho repleto de criatividade e delicadeza.

Beth é publicitária de formação, Beth  trabalhou em agências e empresas na área e sempre conviveu com a arte. Há 17 anos criou a Bethtropia Design para tornar sua imaginação paupável.

Natural de Ouro Preto, tem como influência a riqueza dos detalhes barrocos. Seu olhar curioso e aguçada memória visual, captam formas, texturas e cores que são a base da sua criação.

​Sobre a mostra, Beth nos falou sobre as suas principais referências e inspirações, confira:

Um jardim de Flores Imaginárias, por Beth Tropia

Meu olhar viaja em tudo, sempre observei e tive um fascínio pela natureza, o formato das folhas, as cores e tipos de flores. É um universo perfeito e único!

Em Julho de 2016, fui passar férias em Chicago. Toda manhã eu ia ao parque principal da cidade caminhar e desenhar, estava disposta a ser desses artistas livres que circulam pelas praças. Eu sentava no chão, escutando o meu som e começava a desenhar.

Era verão, então os parques estavam impecavelmente verdes, floridos, ensolarados e bem cuidados, cenário ideal para me inspirar.

Foi daí que vi e me encantei por uma flor que nunca tinha visto. O miolo enorme com as pétalas embaixo achei uma lindeza só. Tirei até foto, olha aí!

Flores Imaginárias

A flor que inspirou o trabalho de Beth

Achei diferente e desenhei assim que vi. A partir daí, eu só desenhava esta flor, enquanto eu conversava ao telefone, no caderno de anotações, na lista de compras. Então pensei, porque não pintar esta flor em minhas peças?

Mas não queria só uma flor, eu queria um jardim colorido, delicado, exótico, diferente e divertido.

Sobre o processo criativo

Organizo o meu processo criativo em coleções, assim fica mais fácil para aplicar as minhas ideias. E Flores Imaginárias seria a minha próxima coleção!

Comecei o processo que mais me encanta. Passar para um objeto palpável, o universo da minha imaginação. E com uma condição, tudo seria feito manualmente, desenho, pintura, acabamento. Eu queria participar de todo o processo, do início ao fim.

Primeiro foi a porcelana, que pintei quando criança e resgatei a técnica em 2014, quando lancei a Ouro Preto Design Collection ( uma coleção de peças de porcelanas com os traços e a arte barroca de Ouro Preto – minha cidade natal).

A porcelana me encanta pela delicadeza e sua cor branca, que me permite soltar a imaginação em cores ou preto e branco.

Depois da porcelana, fiz os quadros, todos desenhados e pintados à mão, em aquarela, pois esta foi uma das técnicas que mais se parecia com a pintura na porcelana, onde eu pude fazer as texturas e nuances das folhas, assim como o colorido das flores.

Daí pensei no tecido, através do estandarte (ou panô) e das cúpulas de abajur. Seria um desafio e outra técnica de pintura, onde eu teria que trabalhar os tons e sombras na textura áspera do tecido. No final deu tudo certo!

Relação com a PdD

A loja Patrícia de Deus Ideias e Papeis sempre foi pra mim uma referência no mercado de BH, pois lá você encontra bom gosto, cuidado, amor, dedicação e carinho com os produtos, o que pra mim é de suma importância.

Então, depois que a coleção estava pronta, apresentei para a Patrícia que propôs, junto com a sua equipe, fazer uma Mostra das peças no PdD Espaço de Arte, o que pra mim, foi uma honra!

Tudo se encaixou e deu super certo na celebração dos 8 anos da loja.

Uma parceria saudável e alegre, assim como o astral da loja!

Flores Imaginárias

Patrícia de Deus e Beth Tropia no aniversário de 08 anos da PdD

Quer conferir a mostra “Flores Imaginárias”? Venha nos fazer uma visitinha aqui no PdD Espaço de Arte, será um grande prazer recebe-lo(a).