Skip to main content

No mês de janeiro, tivemos o prazer de conhecer Luzimary, artesã mineira natural de Salinas e seus delicados produtos, feitos à partir de influências passadas por diversas gerações de uma família acostumada a usar as mãos para se expressar.

O trabalho da artista é uma das novidades PdD para 2018. Somos apaixonados por itens que carregam em si, além de beleza e encantamento, histórias reais de pessoas dedicadas a viver daquilo que amam. A trajetória de Luzimary é encantadora, e começa logo na infância, da observação do trabalho como florista de sua avó Didinha, de sua mãe Luzia e da irmã Izabel. De pequena, ajudava as duas a cortar as flores, observava a composição de cores dos arranjos, e desenvolvia, em sua própria cabeça, a imaginação e criatividade que hoje são sua marca registrada.

Cresceu dando vida nova aos materiais que tinha por perto, confeccionando pulseirinhas de bonecas, laços de fita e outros enfeites. O olhar e apreço por transformar, viraram a base de seu processo criativo. Hoje, observa a natureza, seus movimentos e tonalidades, e a partir deles, senta e confecciona seus produtos. Para cada item que comercializa, produz pelo menos outros dois, antes de escolher aquele que entende estar de acordo com seu padrão de qualidade.

Da vontade de fazer a filha ter uma boa educação, veio a motivação para fazer da arte profissão. Dentre feiras e exposições pelas diversas cidades do Brasil, chamou a atenção do SEBRAE, que ajudou a profissionalizar ainda mais o seu trabalho. A beleza das peças atraiu brasileiros e pessoas para além das fronteiras de nosso país. As talentosas mãos mineiras ganharam espaço mundo afora e hoje, vende para Argentina, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Japão, dentre outros.

A filha, o combustível para a profissionalização, se formou. A mãe, grande inspiração, virou a cara da etiqueta de seus produtos, uma linda homenagem e demonstração de amor e reconhecimento.

E agora, pra nossa alegria, seu belo trabalho está disponível aqui na PdD.