Skip to main content

A partir do próximo sábado, dia 13 de julho, receberemos aqui na PdD, em nosso Espaço de Arte, a exposição “Gesto: tecendo um tapete de memórias”, do renomado Arquiteto, Urbanista e Professor Renato Cesar José de Souza.

Nos últimos 30 anos, Renato lecionou e coordenou diversos cursos nas áreas da história e teoria da arquitetura e do urbanismo, foi diretor de conservação e restauração do IEPHA/MG – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e atualmente, dedica-se à pesquisa de representações iconográficas e iconológicas na arte e na arquitetura, ministrando cursos especializados e ao hábito antigo que nunca abandonou: desenhar.

O trabalho como artista

Renato sempre viu o papel como amigo, capaz de receber uma ideia, um risco, um projeto. Aprendeu a desenhar e a ver as cores e as formas como expressão, traçando mapas, trabalhando rotas passadas e futuras.

“O papel recebe a sequência que o gesto permite: a cor, o recorte, a cola, o pincel, o que tivermos à mão. Para manifestar a cor, a tinta de parede, guache, aquarela, cola colorida, lápis de cor ou qualquer instrumento que deixe rastros visíveis ou quase invisíveis. Cores e gestos tornam-se, então, registros, memórias, recados. Colocados em todo tipo de papel, representam as respirações do momento. Papel, tintas, colas e recortes. Mais que uma técnica, sinalizam meu caminho.” (Renato Cesar José de Souza).

Sobre a Exposição

Como se fosse um tapete de papel, Renato Cesar costura memórias, situações, referências, que de alguma forma o marcaram, substituindo a linha e a agulha pelo recorte e a cola. O gesto, produzindo e combinando cada recorte, é decidido e consciente, atento aos detalhes minuciosos que levam a uma composição ao mesmo tempo harmônica e desestabilizadora.

Uma profusão de imagens e símbolos cria arranjos e efeitos inesperados, recuperando antigas técnicas difundidas nos tempos do cubismo, do dadaísmo, do surrealismo. Reorientando estilhaços da coleção de justapostas ou sucessivas impressões que constituem o grande imaginário da humanidade, o artista nos propõe outra espécie de caleidoscópio, que, na superfície plana do papel, busca, desfaz e refaz fugidios lampejos que habitariam este vasto inconsciente.

Além do forte equilíbrio no resultado final da inusitada tapeçaria, Renato demonstra um forte domínio da cor, outra de suas ousadas soluções para cativar o olhar de quem se dispõe a fruir uma viagem visual guiada pela erudição e o bom gosto. Venha descobrir, então, o que te espera na exploração destes gestos.

(Texto por: Lino de Albergaria)

“Gesto” fica disponível no PdD Espaço de Arte até o dia 27 de agosto. Deixamos aqui o nosso convite para que você venha conhecer as obras, no próximo sábado, a partir das 11 horas. Abaixo, você confere imagens de algumas peças que compõem a exposição.