Skip to main content

No próximo sábado, dia 13 de abril, receberemos aqui na PdD mais uma edição especial do Bazar Meninas do Cafezal, um projeto encantador focado na inclusão social e econômica das moradoras do Aglomerado da Serra, na cidade de Belo Horizonte.

O lindo projeto é apoiado pela papelaria desde que abrimos as portas e hoje, em nosso blog, vamos contar para você como ele funciona:

O que é

O grupo Meninas do Cafezal é formado por meninas e mulheres moradoras do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. Foi idealizado pela artista plástica e professora Maria do Carmo Guimarães Pereira em 1987, com o objetivo de ensinar a arte do bordado e capacitar as participantes a gerar uma fonte de renda.

Proposta

Visa ensinar a arte do bordado com o objetivo de resgatar a profissão de bordadeira, promovendo o censo de cidadania e dignidade pessoal e possibilitando às integrantes descobrirem seus valores e sua capacidade de criar e produzir peças de qualidade e aceitação no mercado.

Como trabalha

A atividade desenvolvida gera, além da satisfação pessoal, uma renda extra para estas mulheres. É também uma prática terapêutica e um incentivo de convivência em grupo.

Muitas das primeiras participantes do grupo, outrora meninas, hoje são mães que trazem suas filhas, para também iniciarem na arte do bordado, e estas por sua vez trazem suas avós, que tendo o apoio do grupo, se sentem motivadas a aprender ou contribuir com o que sabem.

Atualmente, oito voluntárias coordenadas pela artista plástica Cássia Duarte, arrecadam junto a doadores o material necessário (tecidos, linhas, etc.) para a produção das peças a serem bordadas: panos de prato, aventais, fronhas, tapetes e o que mais a imaginação criar de acordo com os materiais conseguidos.

Nos dias de encontro, que ocorrem uma vez por semana, as peças idealizadas são distribuídas para o grupo e o trabalho entregue na semana anterior é recolhido e avaliado. Busca-se neste momento, além do ensino da técnica do bordado, trabalhar a integração, desenvolvendo a consciência de cooperação, responsabilidade e respeito por si e pelo trabalho.

As peças bordadas são montadas, lavadas, passadas, embaladas e colocadas à venda em bazares ou consignadas em lojas, como na PdD. A verba originada desta venda é revertida integralmente para o grupo em forma de pagamento do trabalho desenvolvido.

Fica aqui o nosso convite para que todos os nossos leitores compareçam ao Bazar e conheçam os lindos produtos produzidos pelas talentosas mãos das Meninas do Cafezal!