Skip to main content

Estamos chegando cada vez mais perto do carnaval e os bloquinhos de BH já estão em fase final de preparação para alegrar as ruas de nossa cidade.

O sucesso do evento na capital das Minas Gerais, inclusive, faz com que a lista de blocos cresça ano após ano. Tem opções para os mais diversos tipos de público e para praticamente todos os gostos musicais. Um deles, em especial, nos chamou a atenção por uma característica para lá de nobre. A preocupação com o meio ambiente e o foco na sustentabilidade e na inclusão social.

Estamos falando do Bloco Sustentável, uma iniciativa do artista plástico Léo Piló e de alguns amigos, que em 2020, completa quatro anos de existência (até o ano passado, era chamado de Bloco do Clima).

Piló carrega consigo um longo histórico de atuação no meio da moda em grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Na virada do século, o artista começou a olhar com mais carinho e atenção para a questão da sustentabilidade. Passou a realizar um trabalho próximo aos catadores da cidade de BH e realizar eventos com foco na conscientização da população sobre novas possibilidades de uso e reaproveitamento de materiais.

O bloco nasceu como uma consequência dessa nova trajetória. A sua beleza e charme residem no fato de que, além de sensibilizar as pessoas para causas urgentes, ele permite a todos cantar, dançar e celebrar a vida.

Neste ano, o desfile do Bloco Sustentável acontece no dia 14 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 18 horas, na rua Urucuia, bairro Floresta (em frente a TV Alterosa), regido pelo enredo “A Luta da Poluição contra a Natureza”. Todas as fantasias e adereços são feitos com materiais reaproveitados.

Além disso, Piló conduz algumas oficinas pela cidade, como forma de apresentar o bloco, convidar as pessoas para o desfile e permitir que elas criem os próprios adereços sustentáveis, para usar ao longo de todo o carnaval.

Neste sábado, dia 08 de fevereiro, inclusive, a PdD receberá em nosso banquinho uma das edições da oficina! O evento começa às 11 horas. Os participantes poderão criar suas próprias peças, todas com materiais sustentáveis, e levar para compor os looks da folia!

Fica aqui o nosso convite para você conhecer o trabalho de Piló e do Bloco Sustentável, aqui na PdD e pelas ruas de Belo Horizonte.