Skip to main content

No sábado, dia 23 de março, receberemos no PdD Espaço de Arte a exposição “Percurso, entre o Cariri de Cícero e os Contornos de Minas”, do artista cearense Edenio Camilo.

O conceito da Exposição:

Lugares e afetos, caminhar por estes percursos trazem uma memória sublime de um lugar com encantamentos. A sutileza do interior de Cícero que, como sol ilumina passos da fé, sendo santo, místico e visionário é somado com a subversão dos contornos, ladeiras e riquezas minerais. Ambos se tornam adornos singelos e de leveza. Percorrendo entre a beleza colonial e resistente formando um entrelaçado do sertão colorido com o brilho do ouro reluzente.

A Técnica Utilizada:

Investindo em interpretações e significados do universo particular em direção ao olhar coletivo, Edenio Camilo é daqueles que compartilham a experiência e vivências dos lugares. Através do uso do quilling, técnica de modelagem manual que usa tiras de papel para desenvolver expressões visuais, Edenio faz do dele, mais uma vez, seu “papel” de intérprete do olhar.

É o papel seu suporte plástico que proporciona possibilidades de conexões entre a história e as vivências de uma paisagem, em um local de memórias e sentimentos. Entre desenho, formas e cores a exposição traz experimentos e diálogos entre técnicas diversas e a modelagem do papel, da madeira.  As duas dimensões nos convidam a percorrer trajetórias, caminhos do olhar, para que, além de observador, sejamos também autores e intérpretes de uma paisagem afetiva.

A obra de Edenio:

Edenio Camilo transita entre a memória e o afeto, busca interpretações e significados a partir do diálogo entre o universo particular e o coletivo do olhar. Propõe conexões entre o histórico e o contemporâneo através de sua linguagem visual, que investiga algumas possibilidades do e no suporte do papel querendo revelar significados.

A Trajetória do artista:

Um criativo vindo do Cariri Cearense, de Juazeiro do Norte. Atualmente residindo em Belo Horizonte/MG, que busca diariamente com seu olhar refinar o potencial criativo e profissional. Graduado em Design de Produto pela Universidade Federal do Ceará, possui MBA em ‘Gestão Empresarial: Comunicação, administração e marketing’ pela Faculdade Juazeiro do Norte.

O artista cria obras em papel, já tendo realizado duas exposições: ‘Brincante, o lúdico e o papel’ (2014) e ‘Caminhos de uma paisagem afetiva’ (2016), ambas com curadoria da Aglaíze Damasceno. Também atua como formador no Workshop ‘Papel e Forma’ sobre a técnica do quilling, curso já realizado em 18 edições nos estados do Ceará, Pernambuco, São Paulo, Paraíba e Minas Gerais.

A seguir, confira um pouquinho do lindo trabalho de Edenio: