Skip to main content

A chegada da Primavera veio acompanhada de uma belíssima novidade na PdD. A nossa nova vitrine, composta por um lindo e exuberante painel produzido pelas mãos e pela criatividade da artista Júlia Bianchi.

Sobre a Artista

Formada em Belas Artes na UFMG, Júlia é filha de aquarelistas e sempre teve grande paixão pela técnica e um encanto especial por padrões, geometrias e florais.

Apesar da graduação e da proximidade com o meio artístico, a ideia de produzir obras e expor em galerias nunca foi algo que a atraiu. As escolhas profissionais, inclusive, levaram Júlia para uma outra direção.

Logo que se formou na faculdade de Belas Artes, começou, ao lado de sua mãe, a produzir ilustrações para o mercado editorial. Trabalhou para grandes empresas do segmento como o grupo Abril e a Larousse. E foi durante um trabalho para a editora francesa que aconteceu um episódio que ela descreve como um dos grandes marcos de sua carreira.

“Tive a honra de trabalhar para o grande escritor Bartolomeu Campos de Queirós. E durante um desses trabalhos, para o livro Anacleto, percebi que, além de ilustrar, estava criando uma série de estampas em fundos, roupas, dentre outros. Senti que aquilo era algo que eu gostaria de explorar mais”.

Por conta própria, a artista resolveu pesquisar o processo de criação de rapports, aprendeu como executar e começou a criar, livremente, suas primeiras peças. A intenção inicial não era comercializar, apenas aprender o processo.

Feliz com o resultado dos trabalhos que produzia, começou a mostrar suas estampas, de maneira despretensiosa, para algumas marcas de moda. A qualidade e a personalidade de seus desenhos acabaram por chamar a atenção do estilista Luiz Claudio, da Apartamento 03, e deu início à parceira que se tornou a porta de entrada do mercado para o qual, atualmente, ela dedica boa parte do seu tempo.

“Além da Apartamento 03, hoje produzo estampas para uma série de grandes marcas e também para o Júlia Bianchi Estúdio, marca própria de lenços e echarpes sobre tecidos leves, que estão, inclusive, disponíveis na Patrícia de Deus”.

Estampas em outras superfícies

Ao longo da carreira, Júlia seguiu inquieta sobre a possibilidade de testar seus desenhos aplicados em outras superfícies. Chegou a conduzir, ao lado de Helena Campos, um projeto de aplicação de sua arte em porcelanas, almofadas, peças, jogos, dentre outros. “Foi uma grande experiência, um laboratório para testar técnicas em superfícies diversas”.

O Painel Primavera PdD

Ao ser convidada para produzir o nosso painel, Júlia se viu diante de um desafio: levar sua arte para a madeira e explorar técnicas que há muito tempo não utilizava. “O convite da Patrícia aflorou em mim a vontade de voltar a pintar, algo muito incrível. Um desafio relativamente novo, já que o formato era diferente do que eu me acostumei a fazer. A tinta acrílica, por exemplo, não usava desde a faculdade”.

Com a tinta nas mãos, Júlia entendeu que essa era uma excelente oportunidade para trabalhar de forma livre, direto na madeira, sem planejar antecipadamente o desenho que pretendia fazer. “Queria produzir um floral exuberante para celebrar a entrada da primavera. O desenho foi todo feito na hora, de cabeça. Um processo mais livre e gostoso, com espaço para deixar a criatividade fluir naturalmente. Se tivesse planejado, acredito que o desenho sairia mais engessado, algo que não gostaria nesse projeto.”

O resultado do lindo trabalho de Júlia Bianchi, você confere nas fotos abaixo e também em nossa vitrine, aqui na Rua Fernandes Tourinho!

Júlia Bianchi