Skip to main content

“De qualquer viagem, ainda que pequena, regresso como num sono cheios de sonhos –numa confusão tórpida, com as sensações  coladas umas às outras, bêbado do que vi” (FP – Livro do desassossego, p.468- edição portuguesa)

A conversa com Rosangella, regada com um delicioso chá das cinco, embalou-me como em sonhos. Nesse encontro falou de suas escolhas, dos artistas que visitara na história da arte para se inspirar em sua nova trajetória, tais como: Klint, Modigliani, Matisse, Vermeer, Mucha, Frida, Degas, Di Cavalcanti, Klee, Tarsila. O assunto foi me envolvendo, pouco a pouco, em uma viagem pela alegre e consistente busca de possibilidades nos personagens encontrados ao ouvir “como trazê-los para a contemporaneidade? – Como não sucumbir à pressão da mimese ao mesmo tempo que permitir manter a integridade do meu processo criativo?”

Sua fala macia mesclava meus sentimentos: “Intensa pesquisa se fez necessária a cada encontro com o artista escolhido – a melhor posição na tridimensionalidade, os tecidos, a modelagem, possíveis instalações, além da sabedoria para trazer a forma para um novo espaço, embora sem perder a cena original, como se um elo permanecesse presente.”

Essa ávida procura de Rosangella proporcionou-me a certeza da legitimidade dos modos de fazer de cada artista, pois de reconhecida pintora que é, passara a mergulhar em personagens históricos da arte para compreendê-los esculpidos em novas roupagens com esmero e suaves delicadezas. Um caminho repleto de movimentos estéticos onde a artista demonstra sua potente inquietude criadora diante das incertezas da arte.

Aos colocar seus personagens em exposição nas prateleiras e vitrines do encantador espaço Patrícia de Deus, na Savassi, em Belo Horizonte, a partir de setembro de 2019, a artista Rosangella Menezes nos oferece a oportunidade de um passeio pela história da arte, embora de outra ordem, quando personagens envolventes e soberanos nos convidam e nos acompanham em uma longa viagem repleta de sonhos.

Texto por: Sonia Assis – Mestre em artes visuais (UFMG) – artista plástica- professora de desenho