Skip to main content

No próximo sábado, dia 09/03, a PdD recebe uma edição super especial do Bordando no Banquinho. O evento será uma homenagem às mulheres, e acontece sob coordenação de Nisia Werneck, autora do projeto “Bordado do Vale”!

Sobre o projeto “Bordado do Vale”

Este projeto nasceu de uma constatação: no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões de maior riqueza cultural no Estado de Minas Gerais, o bordado é uma  manifestação cultural inexpressiva. Os poucos grupos de bordadeiras realizam trabalhos  de caráter comercial, em pontos de cruz, conforme padrões internacionais, com quase ou nenhuma característica própria. Esta produção não dialoga com a estética das outras manifestações culturais, como por exemplo, a cerâmica, sua arte mais reconhecida.

Desta constatação nasceu também uma “descoberta”: o Jequitinhonha não tem um bordado seu, mas os vestidos de suas bonecas são bordados!

Da análise dos vestidos das bonecas das diversas artesãs do Vale do Jequitinhonha, identificamos um bordado próprio que não foi bordado com linha e agulha no tecido, mas criado no barro, nas suas várias tonalidades, ornamentando as roupas de suas mulheres.

O desafio passou a ser como fazer esta “transcrição”, respeitando a sua autoria e expressão, de forma a sistematizar um padrão de bordado que possa ser compartilhado com as mulheres bordadeiras do Vale, para que elas dele se apropriem criando o “Bordado do Vale”.

Texto por: Nisia Werneck

O resultado deste lindo projeto encabeçado por Nisia, você confere aqui na PdD, no próximo sábado, a partir das 11 horas da manhã! Estão todos convidados!