“De qualquer viagem, ainda que pequena, regresso como num sono cheios de sonhos –numa confusão tórpida, com as sensações  coladas umas às outras, bêbado do que vi” (FP – Livro do desassossego, p.468- edição portuguesa)

A conversa com Rosangella, regada com um delicioso chá das cinco, embalou-me como em sonhos. Nesse encontro falou de suas escolhas, dos artistas que visitara na história da arte para se inspirar em sua nova trajetória, tais como: Klint, Modigliani, Matisse, Vermeer, Mucha, Frida, Degas, Di Cavalcanti, Klee, Tarsila. O assunto foi me envolvendo, pouco a pouco, em uma viagem pela alegre e consistente busca de possibilidades nos personagens encontrados ao ouvir “como trazê-los para a contemporaneidade? – Como não sucumbir à pressão da mimese ao mesmo tempo que permitir manter a integridade do meu processo criativo?”

Sua fala macia mesclava meus sentimentos: “Intensa pesquisa se fez necessária a cada encontro com o artista escolhido – a melhor posição na tridimensionalidade, os tecidos, a modelagem, possíveis instalações, além da sabedoria para trazer a forma para um novo espaço, embora sem perder a cena original, como se um elo permanecesse presente.”

Essa ávida procura de Rosangella proporcionou-me a certeza da legitimidade dos modos de fazer de cada artista, pois de reconhecida pintora que é, passara a mergulhar em personagens históricos da arte para compreendê-los esculpidos em novas roupagens com esmero e suaves delicadezas. Um caminho repleto de movimentos estéticos onde a artista demonstra sua potente inquietude criadora diante das incertezas da arte.

Aos colocar seus personagens em exposição nas prateleiras e vitrines do encantador espaço Patrícia de Deus, na Savassi, em Belo Horizonte, a partir de setembro de 2019, a artista Rosangella Menezes nos oferece a oportunidade de um passeio pela história da arte, embora de outra ordem, quando personagens envolventes e soberanos nos convidam e nos acompanham em uma longa viagem repleta de sonhos.

Texto por: Sonia Assis – Mestre em artes visuais (UFMG) – artista plástica- professora de desenho