Skip to main content

A ideia do Calendário Contos Bordados nasceu em uma tarde de 2010, quando um grupo de bordadeiras, reunido em torno de linhas e tecidos, decidiu resgatar as fantasias e contos de fadas que marcaram suas infâncias. Inspiradas pelas histórias contadas por avós, mães e professores, deram início a um projeto que, ao longo dos anos, expandiu-se para incluir lendas, folclores e narrativas de diferentes culturas. O propósito sempre foi o mesmo: encantar e transmitir mensagens de paz, amor e harmonia.

Para elas, bordar vai além da técnica—é uma forma de expressão, uma arte que transforma histórias em imagens e sentimentos. Cada ponto costura memórias e emoções, recriando o mundo da fantasia em cores e texturas. Além disso, o bordado se tornou um espaço de troca, onde experiências, conhecimentos e tradições são compartilhados e preservados.

Mais do que um ofício, a prática fortalece laços, fomenta encontros e proporciona bem-estar. Muitas bordadeiras a consideram terapêutica, um verdadeiro “descanso na loucura” do dia a dia, como dizia Guimarães Rosa. E é justamente essa essência que o Calendário Contos Bordados busca preservar: um convite para se conectar com a poesia e a magia das histórias.

Ao longo dos anos, a iniciativa se consolidou como uma tradição na PdD, encantando aqueles que valorizam a beleza e o significado dessa arte milenar. Em 2025, mais uma vez, as 12 histórias transformadas em delicados bordados, estão expostos em nossa loja. Confira abaixo:

  • Janeiro: Cobra Honorato (Lenda Amazônica). Bordada por Regina Celi. Desenho de Carla Rodrigues Andrade.

  • Fevereiro: Bumba Meu Boi (Folclore Brasileiro). Bordado por Eleonora de Fátima. Desenho de Murilo Pagani.

  • Março: Malala – A Menina que Queria Ir para a Escola (Adriana Carranca). Bordado por Débora Magnólia. Desenho de Graziella Magnólia.

  • Abril: Grandes Sertões: Vereda (João Guimarães Rosa). Bordado por Fernanda de Almeida. Desenho de Murilo Pagani.

  • Maio: Lampião e Maria Bonita (Tradição Oral do Nordeste Brasileiro). Bordado por Silvânia De Araújo. Desenho de Murilo Pagani.

  • Junho: A Polegarzinha (Hans Christian Andersen). Bordado por Wânia Abreu. Desenho @artquiltcris. 

  • Julho: Pégaso (Lenda Grega). Bordado e desenho por Amarilis Bracher. 

  • Agosto: Orixá Omulu (Mito Africano e Afroamericano). Bordado e desenho por Simoara Goulart.

  • Setembro: A Lenda do Búfalo Branco (Lenda dos Índios Lakota da América do Norte). Bordado por Magda Pina. Desenho de Murilo Pagani.

  • Outubro: O Desejo da Bruxa (Conto Popular dos Estados Unidos). Bordado por Alda Andrade. Desenho de Murilo Pagani.

  • Novembro: Como Surgiu a Via Láctea (Conto da Lituânia). Bordado por Marie-Thérèse Pfyffer. Desenho de Demóstenes Vargas. 

  • Dezembro: Kafka e a Boneca Viajante (Jordi Sierra i Fabra). Bordado por Rosângela Gualberto. Desenho de Murilo Pagani. 

*Fotografia, arte e produção: Henry Yu

**Para um resumo dos contos, acesse http://panospontosesonhos.blogspot.com/

O calendário “Contos Bordados” 2025 te inspira com contos lúdicos e bordados mágicos…

Importante reforçar que as peças não estão à venda, mas para levar um pouquinho dessa beleza você pode adquirir o calendário 2025 Contos Bordados em versão impressa. Cada mês um bordado, uma arte, um conto, uma querida bordadeira.