Skip to main content

No dia 19 de março, a PdD inaugurou oficialmente a mostra “Contornos do Horizonte”, de Edenio Camilo. A mostra marca o retorno de Edenio à loja , depois do grande sucesso da exposição “Percurso, entre o Cariri de Cícero e os Contornos de Minas”, de 2019. “Edenio, além de muito talentoso, é um artista muito querido. Recebê-lo em nosso novo espaço de arte é uma grande honra e alegria”, conta Patrícia.

Sobre a mostra

Quantos afetos se vive em um determinado tempo? Edenio abre seu coração e volta depois de um hiato a expor os seus trânsitos: as memórias e os afetos. Uma mensagem interior que se expande, ganha cor, forma e sensações. As linhas que fazem o contorno do seu papel envolvem grande parte do que está dentro da Contorno. Ele ainda propõe uma caminhada por outros lados, experimentar é uma tarefa importante!  Este é um percurso dos últimos cinco anos com vivências e de horizontes a perder de vista com florescimento, temperos, paixões e alegrias.

Contexto

Em março de 2022, Edenio comemorou cinco anos de moradia na em Belo Horizonte. A ideia da mostra é trazer os afetos, lugares e ícones da cidade para serem vistos na mostra, que reúne sete quadros, sendo cinco inéditos. “Cantar com os amigos no pôr do sol na praça do papa, morar na rua do prédio JK, atravessar o viaduto, ver jogo no Mineirão, caminhar pela Pampulha…  memórias de muitas pessoas”, descreve Edenio.

Técnica

Investindo em interpretações e significados do universo particular em direção ao olhar coletivo, Edenio Camilo é daqueles que compartilham a experiência e vivências dos lugares. Através do uso do papel, Edenio faz, mais uma vez, seu “papel” de intérprete do olhar.

É o papel seu suporte plástico que proporciona possibilidades de conexões entre a história e as vivências de uma paisagem, em um local de memórias e sentimentos. Entre desenho, formas e cores, a mostra traz experimentos e diálogos entre técnicas diversas e a modelagem do papel e da madeira. As duas dimensões nos convidam a percorrer trajetórias, caminhos do olhar, para que, além de observador, sejamos também autores e intérpretes de uma paisagem afetiva.

Sobre o artista

Edenio Camilo é um criativo artista vindo do Cariri Cearense, de Juazeiro do Norte, que reside em Belo Horizonte há 5 anos e busca diariamente, com seu olhar, refinar o potencial criativo e profissional. Graduado em Design de Produto pela Universidade Federal do Ceará e graduando em artes visuais, o artista em formação vem se conhecendo cada vez mais e fazendo uma viagem imersiva através dos seus estudos com o papel.

O artista cria obras em papel, já tendo realizado exposições como: ‘Brincante, o lúdico e o papel’ (2014) e ‘Caminhos de uma paisagem afetiva’ (2016), ambas com curadoria de Aglaíze Damasceno. E Percurso (2019) no Espaço PDD na Loja Patrícia de Deus em Belo Horizonte.