Skip to main content

Janeiro é mês de compartilhar com você que nos acompanha a lista de indicações de livros para ler em 2023, da querida e mais famosa livreira de BH, Simone Pessoa.

É sempre um grande prazer visitá-la para ouvir suas recomendações e impressões sobre as obras!

Desde 2018, Simone nos presenteia com imperdíveis dicas, tanto para quem ama literatura quanto para quem quer incorporar o hábito à rotina (Confira aqui as listas de 2018, 2019  2020 e 2022).

Confira abaixo os livros e suas respectivas sinopses oficiais.

A VIDA FUTURA

(SÉRGIO RODRIGUES)

Sinopse: Ao saber que seus livros seriam reescritos para alcançar mais leitores, os finados José de Alencar e Joaquim Maria Machado de Assis abandonam o Olimpo e desembarcam no Rio de Janeiro de 2020. Ali, Jota e Jota se envolvem com milicianos, conhecem uma jovem estudante tão enigmática quanto apaixonante e se veem às voltas com os debates identitários contemporâneos. Os renomados escritores atuam como uma dupla cômica de dar inveja a Stan Laurel e Oliver Hardy (O Gordo e o Magro, no Brasil) neste livro curto, poderoso e sarcástico.

Livros para ler em 2023

ESCUTE AS FERAS

(NASTASSJA MARTIN)

Sinopse: Estudiosa do Grande Norte subártico, a antropóloga francesa Nastassja Martin viaja à Rússia em busca de famílias do povo even que, tomando distância da civilização pós-soviética, preferem voltar a viver no coração das florestas siberianas. A rotina do trabalho de campo vai avançando como quer a disciplina etnográfica, mas algo mais parece estar em gestação, alguma coisa que por fim eclode na forma de um terrível incidente — ou, quem sabe, de um encontro — entre a antropóloga e um urso. É a partir desse acontecimento inesperado e dilacerante que Martin tece a trama de Escute as feras, em que a experiência vivida nutre uma reflexão vertiginosa sobre o humano e o natural, a identidade e a fronteira, o tempo do mito e a história contemporânea.

Livros para ler em 2023

FÁBULAS ÁRABES

(SELEÇÃO E TRADUÇÃO DE MAMEDE JAROUCHE)

Sinopse: Conheça as fábulas infantis transmitidas há séculos pelo povo árabe. As fábulas são narrativas presentes em culturas de todo o mundo, desde tempos imemoriais. Neste modelo de se contar histórias, os animais fazem o papel das qualidades e defeitos humanos, como em um verdadeiro teatro. O leão é representado como alguém nobre, a cobra como traiçoeira, o burro como trabalhador, todos levam defeitos e virtudes muito humanas para o palco onde a história é contada. Neste livro, estão traduzidas noventa e uma fábulas transmitidas há séculos pelo povo árabe, desde o período pré-islâmico até os textos registrados no século XVII. O tradutor e pesquisador Mamede Jarouche recorreu a diversos manuscritos para selecionar e apresentar o modo como este gênero clássico, tão comum na formação de crianças e jovens de todo o mundo, foi explorado na milenar cultura árabe. Quem apresenta esta obra ao leitor é Marina Colasanti, uma das mais reconhecidas e premiadas autoras da literatura infantojuvenil brasileira, que nos conta como os ecos dessa tradição foram parar em outras partes do mundo.

Livros para ler em 2023

LIÇÕES

(IAN MCEWAN)

Sinopse: Lições é a narrativa íntima épica da vida de um homem através de gerações e convulsões históricas: da Crise de Suez à crise dos mísseis de Cuba, da queda do Muro de Berlim à atual pandemia, Roland Baines cavalga a maré da história, mas mais frequentemente luta contra ela.

Quando o mundo ainda contabilizava os custos da Segunda Guerra Mundial e a Cortina de Ferro se fechou, a vida de Roland Baines, de onze anos, vê-se virada do avesso.

A três mil quilómetros do amor protetor da mãe, encerrado num internato, a sua vulnerabilidade atrai a professora de piano Miss Miriam Cornell, deixando marcas, bem como uma memória de amor que nunca se desvanecerá.

Agora, quando a sua mulher desaparece, deixando-o sozinho com o filho pequeno, Roland é forçado a confrontar-se com a realidade da sua inquieta existência.

Livros para ler em 2023

O AR QUE ME FALTA

(LUIZ SCHWARCZ)

Sinopse: Luiz Schwarcz carrega consigo a história de uma família que abandonou tudo para fugir ao terror nazista: o pai, húngaro, conseguiu escapar, sozinho, de um trem a caminho do campo de extermínio de Bergen-Belsen, deixando Láios, seu pai, no vagão que acabou por levá-lo à morte; a mãe, croata, teve de decorar aos três anos um novo nome, falso, para embarcar com a família num périplo que os levou primeiro à Itália e depois ao outro lado do Atlântico. Os dois, André e Mirta, se encontraram no Brasil, com as lembranças dolorosas do passado trágico a pesarem sobre a nova vida.

Filho único, Luiz, ainda jovem, entendeu ser responsável por expurgar as culpas que André carregava por não ter podido evitar o fim extremo do próprio pai – avô do autor –, e se via como o elo a manter estável o casamento de André e Mirta, união cheia de silêncio, dor e incompatibilidade. Assumir esse papel, porém, será a fonte de angústias que o acompanharão ao longo de toda a infância, adolescência e vida adulta.

Ao recuperar com franqueza estas memórias, Luiz Schwarcz constrói um sensível e detalhado relato de como a depressão e os traumas, próprios e de terceiros, podem tirar o fôlego de qualquer um e permanecer latentes em existências por fora marcadas pela aparência do sucesso.

Livros para ler em 2023

O INFINITO EM UM JUNCO

(IRENE VALLEJO)

Sinopse: Um livro sobre a evolução dos livros, um passeio pela trajetória desse artefato fascinante que inventamos para que as palavras pudessem ser transportadas pelo espaço e pelo tempo: O infinito em um junco conta a história desse objeto desde sua criação, milênios atrás, passando por todos os modelos e formatos que testamos ao longo da jornada humana.

A obra de Irene Vallejo é também sobre viagens e diferentes lugares. Uma rota com paradas nos campos de batalha de Alexandre, o Grande, e na Vila dos Papiros sepultada pelas lavas do Vesúvio, nos palácios de Cleópatra e na cena do crime de Hipátia, nas primeiras livrarias e nas oficinas de cópia manuscrita, nas fogueiras em que eram queimados códices proibidos, no gulag, na Biblioteca de Sarajevo e no labirinto subterrâneo de Oxford no ano 2000. Um fio que une os clássicos ao mundo contemporâneo, conectando-os aos debates atuais: Aristófanes e os processos judiciais contra os humoristas, Safo e a voz literária das mulheres, Tito Lívio e o fenômeno dos fãs, Sêneca e a pós-verdade.

Livros para ler em 2023

O LUGAR

(ANNIE ERNAUX)

Sinopse: Livro que lançou a autora à fama, O lugar, inédito no Brasil, estabelece as bases para o projeto literário que Ernaux levaria adiante por três décadas de consagração crítica e sucesso de público. Nesta autosociobiografia, uma das mais importantes escritoras vivas da França se debruça sobre a vida do próprio pai para esmiuçar relações familiares e de classe, numa mistura entre história pessoal e sociologia que décadas mais tarde serviria de inspiração declarada a expoentes da autoficção mundial e grandes nomes da literatura francesa como Édouard Louis e Didier Eribon. O resultado é um clássico moderno profundamente humano e original.

Livros para ler em 2023

OS ÓCULOS DE OURO

(GIORGIO BASSANI)

Sinopse: Publicada em 1958, esta é a segunda novela do ciclo de seis livros sobre Ferrara. Os óculos de ouro fornece uma amostra concisa da arte de Bassani: é elegante, tem a pungência de uma elegia e profundo apego às especificidades de seu tempo. A novela conta a gradual marginalização, ao longo dos anos 1930, do médico Athos Fadigati. De pilar da sociedade burguesa, ele se transforma num pária à medida que vão ficando evidentes seus interesses sexuais pelos rapazes da cidade. O que singulariza a obra de Bassani é o contraste poderoso entre a delicadeza de seu olhar e a monstruosidade histórica que ele é capaz de revelar.

Livros para ler em 2023

SEGUNDA CASA

(RACHEL CUSK)

Sinopse: M, escritora de meia-idade e de pouca expressão, mãe de uma jovem mulher, está em chamas. É o fogo, pelo menos, uma das imagens a que ela recorre para tentar explicar os acontecimentos que abalaram a vida pacata que leva ao lado do marido, Tony, na propriedade em que moram, às margens de um pântano. Quem incendiou a rotina familiar foi L, um artista plástico que se hospeda na cabana em que M e Tony costumam receber artistas — a segunda casa. M está obcecada por L, cuja obra conheceu quinze anos antes em um episódio que transformou sua vida. Agora, deposita nele e em sua temporada no pântano expectativas diversas, que variam de suas ambições à percepção de sua própria vida em isolamento.

Livros para ler em 2023