Skip to main content

Papelaria criativa, loja de presentes, de decoração criativa, espaço de encontros, galeria de arte. Muitas são as definições possíveis para a nossa loja. Fundada em 2010 em uma galeria na Savassi, a PdD, apelido carinhoso que ganhamos de clientes e parceiros, passou também pela Rua Fernandes Tourinho, pelo shopping 5ª Avenida e agora está de portas abertas na Rua Santa Rita Durão.

A mudança vinha sendo planejada desde 2022, quando recebemos um convite do empresário Thiago Maia para abrir o novo espaço ao lado da Zótika.

Quando Thiago nos contactou, nos sentimos honradas e entendemos que as sinergias eram diversas. Nossa loja é solar, por isso, a ideia de voltar para a rua sempre esteve em nossa cabeça. A Santa Rita Durão é charmosa e tem o espírito da PdD. Além disso, a Zótika é uma marca conhecida pela beleza, qualidade e criatividade dos seus produtos, por isso, não tivemos dúvidas de que eles eram o parceiro ideal para essa nova fase.

Sobre as sinergias, Thiago reforça: “No projeto de mudança da Zótika do 5ª Avenida para Rua Santa Rita Durão, surgiu a oportunidade de incluir uma loja ao lado. Durante a busca por um parceiro, um dos princípios fundamentais era encontrar alguém que estivesse totalmente alinhado com o nosso negócio. Foi então que surgiu a ideia de convidar a Patrícia, que possui todas as qualidades que buscávamos: ela é apreciadora de produtos diferenciados e de muito bom gosto, além de possuir uma clientela seleta e diferenciada.”

Nova loja, novo conceito

Mais do que um novo endereço, enxergamos a mudança como uma oportunidade para abraçar uma nova identidade visual e um novo conceito.

Ainda que tenhamos nascido como uma papelaria criativa, a verdade é que nunca planejamos enquadrar a loja em um segmento específico. Recentemente, ouvimos de uma cliente que a PdD é um espaço que movimenta a beleza e circula a expressividade e a cultura. Que transforma objetos em arte e em movimento. Que contempla diversas referências, técnicas, recursos e artistas. Uma pluralidade que ganhou força ao longo da nossa história e que consolidamos em um novo espaço e uma nova identidade.

Para dar vida à nova fase, Patrícia de Deus trabalhou em conjunto com o designer Daniel Gonçalves, o publicitário Hellyd Lauar, a arquiteta Denise Macedo, a artista Daniela Angelo e o empresário Rosemar Custódio.

Quando nascemos, em 2010, a proposta inicial da PdD era oferecer ao público de Belo Horizonte produtos inéditos e exclusivos de arte, design, artesanato e papelaria, em um ambiente charmoso, acolhedor e repleto de criatividade. Essa proposta segue intacta. Mas ao mesmo tempo, e diante do privilégio de conseguir construir uma história longa, entendemos que era hora de evoluir.

São quase 13 anos convivendo com pessoas inspiradoras, incrivelmente talentosas e diversas referências coletadas no nosso estado, no Brasil e no mundo. Sentimos que essa nova fase era o momento perfeito para materializar essa jornada em um conceito mais amplo e abrangente e em uma marca mais viva!

Para a nova marca, optamos por renunciar às fontes retas e escolhemos um caminho mais orgânico, que representa movimento. Entendemos também que era o momento de abandonar o “Ideais e Papéis” que nos acompanha desde o início do projeto e abraçar o conceito de “Ideias Criativas”.

Sabemos que criatividade é um conceito difícil de se definir. E obviamente, não temos a pretensão de fazê-lo. Ao abraçar esse novo posicionamento, o que pretendemos é ampliar os nossos horizontes e dar ainda mais espaço para que ela, a criatividade, esteja presente em tudo o que fazemos.

É uma visão menos centrada em técnicas e processos e mais focada em valorizar um tipo de olhar que enxerga a vida através da beleza daquilo que nos cerca. É sobre deixar as ideias fluírem naturalmente, experimentar, se reinventar quando necessário e encantar.

A arquitetura da nova loja foi concebida para reforçar a ideia de criatividade como pilar central do negócio. Segundo Denise Macedo, “a ideia para esse projeto era que a arquitetura cedesse passagem às obras expostas dando o protagonismo a elas. Prateleiras e nichos dão suporte à personalidade da Patrícia de Deus Ideias Criativa, com movimento, leveza, alegria e muita delicadeza”

Para idealizar a primeira vitrine, convidamos Daniela Angelo, artista de múltiplos talentos e parceira de longa data PdD. Sobre as inspirações, Daniela descreve:

“Uma pequena floresta cresceu na Porta Goya do museu do Prado em Madri, para celebrar o Dia Internacional dos Museus. Uma instalação que reinterpretou de forma contemporânea e teatral a estética barroca, com uma paleta que trazia cores de obras dos grandes mestres que se encontravam dentro do espaço. Foi a inspiração para a nova vitrine, uma instalação com flores! Optei então por emoldurá-la, em um movimento e organicidade com leves curvas sinuosas, aqui com referências da arte nouveau. A paleta recebe tons como rosa e azul surgindo pequenos pontos dourados de louro revestido em folhas de ouro, simbolizando o desejo de boa sorte em mais um novo capítulo para a PdD”.

De volta às ruas da Savassi, novamente ao ar livre e diante do sol, teremos o espaço perfeito para deixar a criatividade fluir e para seguir encantando e surpreendendo nossos clientes e parceiros.

Agradecimentos Especiais

Fica por aqui também o nosso agradecimento a toda equipe que proporcionou a realização desse novo sonho da loja Patrícia de Deus de volta às ruas. Em especial um agradecimento ao coordenador de toda equipe Rosemar Custódio! Sem ele, seu trabalho profissional, caprichoso, primoroso e amigo, não teria acontecido!

Gratidão Rosemar e toda equipe: Paulo (gesseiro), Felipe e Flávio (pintores), Ricardo e Gilmar (eletricistas), Ailton (placa), e o amigo fiel e querido de todas nós, o Vinicius!! Além é claro das meninas PdD Andréia e Neide!