Skip to main content

No próximo dia 13 de agosto, a PdD, apelido carinhoso da Patrícia de Deus (Ideias Criativas), completa 13 anos de existência. Um novo ciclo que promete ser muito especial para a loja e que ficará marcado em nossa história pela volta às ruas da Savassi.

Como toda comerciante, tenho muita clareza de que para além da marca, do posicionamento e das histórias que contamos, é no espaço físico que as principais experiências acontecem e que as memórias de um negócio são construídas. E ainda que a nova PdD tenha sido inaugurada oficialmente há pouco mais de um mês, estou muito feliz e orgulhosa com a maneira como nossos clientes e parceiros estão se sentindo na nova loja.

Mas não é sobre isso que vim falar aqui hoje… Sei que já contei algumas vezes a história da PdD e caso soe repetitiva em algumas das memórias e reflexões que vou compartilhar com vocês que nos seguem e prestigiam há tanto tempo, peço desculpas. Mas em uma data tão importante, não poderia deixar de revisitá-las.

Reflexões sobre as origens e os 13 anos de PdD

Como em todo processo de mudança, naturalmente me coloquei mais reflexiva nos últimos meses. Em vários momentos, me peguei pensativa, tentando entender exatamente o que gostaria de transmitir nessa nova fase da Patrícia de Deus! Através do espaço, dos produtos, do posicionamento, da nossa comunicação.

E para chegar às respostas que queria, compreendi que era fundamental viajar um pouco ao passado, revisitar a minha história pessoal e a da loja, afinal, ambas estão intrinsecamente ligadas, não só pelo nome (a conexão mais óbvia) …

Nesse sentido, entendi que precisava me conectar com a essência do que deu origem à PdD, muito antes de 2010! Afinal, ela é uma materialização da forma como vejo a vida, daquilo que aprecio e considero belo, dos relacionamentos que construí em minha trajetória pessoal e profissional, das referências que coletei e dos aprendizados que tive convivendo com pessoas tão talentosas e criativas ao longo dos anos.

Nunca tive muitas dúvidas de que as primeiras sementes desse projeto começaram a ser plantadas e regadas ainda em minha infância, através do convívio com meus pais, irmãs, amigos e amigas. Em minha memória, carrego doces lembranças de uma rotina em que a arte, o artesanato, a música, a cultura e o afeto sempre foram muito presentes.

Meu pai Quintiliano de Deus, principalmente, sempre foi apontado por mim como a grande referência da PdD! Não à toa, a loja nasceu no dia 13 de agosto, data de seu aniversário.

Ele sempre fazia questão de compartilhar comigo e com minhas irmãs a sua paixão pela beleza dos detalhes, das pequenas coisas e de nos mostrar o quanto valorizava os momentos singelos da vida. Foi um homem atencioso e detalhista, que se encantava frequentemente com o mundo ao seu redor, que valorizava as amizades e que gostava muito de cuidar do outro.

Das muitas lembranças marcantes, a sua antiga vitrola e ele cantarolando alegremente enquanto nos apresentava as suas músicas favoritas talvez seja uma das mais presentes em mim. Os clássicos, tangos, óperas e antigas músicas brasileiras. Me lembro também da máquina de escrever na qual ele dava vida aos seus livros com admirável dedicação. Também me recordo muito das viagens que fazíamos e de como ele apreciava e se conectava com a essência dos lugares que visitávamos, dos passeios ao parque, das tardes de sorvete, da sua alegria ao nos apresentar os seus pratos preferidos em cada um dos restaurantes que nos levava.

Minha mãe, por sua vez, tinha grande apreço e habilidade por artes manuais. Bordado, costura, crochê! Amava bordar nossos vestidos quando éramos crianças, passar tempo em sua máquina de costura e compartilhar o que sabia! Foi com ela que aprendi a bordar e foi dela que herdei a paixão pelas manualidades!

Obviamente, entre a infância e o nascimento da loja, muitas outras histórias se passaram em minha vida… Algumas delas, inclusive, pareciam me levar em uma outra direção profissional, mas acabaram me trazendo até aqui. Para quem não sabe, sou formada em química e cheguei a fazer mestrado em plantas na Amazônia. Morei no Rio, na Bahia, no norte do Brasil! Em cada uma dessas experiências, tive a chance de aprender mais sobre a rica cultura do nosso país, me conectar com pessoas distintas, entender diferentes hábitos e comportamentos do nosso povo.

Curiosamente, mesmo distante de BH, sempre tive a nossa cidade no coração e adorava presentear os amigos e amigas de outros estados com produtos mineiros, que faziam muito sucesso. Já naquela época, tive a chance de compreender o quão criativos somos!

Também tive a oportunidade de conhecer alguns lugares fora do Brasil. Visitar galerias, museus, parques, teatros, lojas, etc… Conhecer de perto diferentes formas de manifestação cultural, história e comportamentos!

Nos museu que visitava, ficava encantada todas as vezes que entrava nas lojinhas desses espaços, repletas de belezuras, de lembranças. Em cada uma delas, me pegava pensando que gostaria de ter algo similar para chamar de meu!

Além disso, de toda viagem fazia questão de voltar para casa com caderninhos diferentes (tenha uma coleção pela qual sou apaixonada). E neles, sempre adorei escrever ideias, coisas que estudo e que observo!

Confesso que também sempre tive um apreço especial pelos negócios locais e o hábito de frequenta-los enquanto caminhava a pé pelas ruas das cidades que morei e visitei. Acredito que esses espaços tendem a se tornar parte marcante da história de um bairro e que tem um papel fundamental na vida dos moradores, fomentam uma rede baseada em mão de obra local, estimulam a geração de emprego, podem ser acessados sem a necessidade de enfrentar grandes congestionamentos e filas, geram encontros inesperados e sem pressa, dão charme às ruas!

Bem… é possível que tenha me esquecido de algo, mas foi dessa grande mescla de referências e dessas histórias que nasceu a PdD. O sonho inicial era construir um espaço onde fosse possível compartilhar as belezas e delicadezas que sempre me encantaram, em um espaço aconchegante e acolhedor que desse visibilidade para o trabalho de talentosos artistas e designers locais. E foi revisitando esse sonho inicial que encontrei as respostas para todas as perguntas que me fiz em relação ao novo espaço. Essa é, sempre foi e continuará sendo a nossa essência.

Ao longo desses 13 anos, passamos por diferentes fases. Processo natural de evolução e de adaptação inerentes ao comércio local. Nascemos em uma galeria tendo as lojas dos museus como referência, fomos para a rua inspiradas pelas lojas do Soho, de NY, voltamos para uma galeria com a leveza necessária para nos reinventarmos e agora voltamos para a rua, em um espaço que carrega tudo o que vivemos até aqui… que tem as peças criativas como grandes protagonistas e o elo entre a arte, o design e o feito à mão como pilar fundamental.

E assim seguiremos, construindo novas histórias, compartilhando nossas visões, incentivando e divulgando trabalhos criativos e conectadas de corpo e alma à nossa cidade. Recebendo você, nosso cliente, com atenção, afeto, carinho proximidade.

Agradeço de coração a cada um de vocês que fizeram e ainda fazem parte dessa história e deixo aqui o meu convite para que venham celebrar conosco os 13 anos da PdD aqui na Rua Santa Rita Durão, 940A, Savassi!

Com carinho e afeto,

Patrícia de Deus