Skip to main content

Sabemos que não é novidade para vocês que nos acompanham o quanto somos apaixonadas pelo Natal aqui na PdD! Por tudo aquilo que a data representa… o clima de fraternidade, amor, fé, família! E claro, por toda a beleza que acompanha as decorações nos diferentes cantos do Brasil e do mundo.

Diante disso… e também por nossas vitrines terem se tornado uma parte tão marcante da história da loja, queríamos que a primeira celebração da data em nosso novo endereço fosse pra lá de especial… e que carregasse em si toda a nossa essência! Manualidades, mineiridade, afeto e muita criatividade!

Escolhemos a frase Paz & Luz (tempo de amor) como tema principal, cientes de que vivemos períodos difíceis pelo mundo, mas regando e cultivando a esperança em tempos melhores para todos.

Como atração principal, idealizamos uma Árvore de Natal que conta a história do nascimento de Jesus através da arte manual e mensagens de paz e alegria para todas as famílias.

A árvore e a estrela foram criadas por Daniela Ângelo usando metal e fio de seda. A decoração conta com peças de cerâmica do Vale do Jequitinhonha, o Menino Jesus de Cristina Rabelo, a Sagrada Família de Júlia Trindade e as flores Bico de Papagaio de Heloísa Trindade. Uma bela harmonia de manualidades mineiras tornado nossa árvore natalina única e lúdica.

Para trazer mais beleza para nossa vitrine instalação, trouxemos também o Presépio além dos Anjos da Terra de Miguel de Souza, o quadro de Beija-Flor Encantado criado por Edenio Camilo especialmente para o Natal PdD, presépios das delicadas mineiras Toia, Helô e Alice conhecidas com Arteirices, o coração que pulsa Tum Tum de Camila, da Panoletos e o presépio lúdico em cerâmica da querida Ana Borges.

Para a identidade visual, optamos por mesclar elementos e cores bem natalinas para dar um toque especial e exclusivo para a composição! As peças foram criadas por Daniel Gonçalves, mesclando tradição e brasilidade!

Depoimentos das artistas:

Cristina Rabelo, artista que criou para o Natal PdD o pequeno Menino Jesus perfumado com alecrim se inspirou na seguinte história:

“Um menino Jesus feito sem costuras, livre como é o seu espírito, para contar uma graciosa lenda do Alecrim de Natal. Quando Maria fugiu para o Egito, levando no colo o menino Jesus, as flores do caminho iam se abrindo à medida que a sagrada família passava por elas. O lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados, o lírio abriu seu cálice. O alecrim, sem pétalas nem beleza, entristeceu lamentando não poder agradar o menino.

Cansada, Maria parou à beira do rio e, enquanto a criança dormia, lavou suas roupinhas. Em seguida, olhou a seu redor, procurando um lugar para estendê-las. ‘O lírio quebrará sob o peso, e o lilás é alto demais’. Colocou-as então sobre o alecrim e ele suspirou de alegria, agradeceu de coração a nova oportunidade e as sustentou ao sol durante toda a manhã. ‘Obrigada, gentil alecrim- disse Maria

‘Daqui por diante ostentarás flores azuis para recordarem o manto azul que estou usando. E não apenas flores te dou em agradecimento, mas todos os galhos que sustentaram as roupas do pequeno Jesus serão aromáticos. Eu abençoo folha, caule e flor, que a partir deste instante terão aroma de santidade e emanarão alegria.”

Ela também comentou sobre participar do Natal PdD:

“Sempre disse que Natal é todo dia! E esse ano, compartilhar minha arte com a PdD, me trouxe ainda mais alegria, luz e gratidão. Natal é a festa do Amor!”

Júlia Trindade, criadora do Mini Sapatinho com a Sagrada Familia, descreve assim as suas inspirações:

“Quando era bem pequena, minha mãe, meu pai e eu, costumávamos montar lindos presépios de Natal, com pecinhas artesanais de barro, plantas, troncos e pedras. Era um evento em família! De criar beleza! Esses presépios passaram a fazer parte de mim e carreguei eles e as cerimônias de montagem na minha memória! Quando adulta, comecei a confeccionar esses pequenos presépios, com materiais que tinha.Tecidos, argila, pedacinhos de madeira. O afeto é o que me move a fazê-los, sempre que posso!”

Sobre participar da decoração, ela descreve: “Estar no Natal da PdD, um espaço que une tantos desejos de paz, luz e beleza, de cada artista que está ali, é acreditar que ‘Sonho que que sonha junto’ pode ser realidade!”

Heloisa Trindade, querida artista que também contribuiu com seu grande talento e criatividade para a nossa árvore de Natal com as lindas flores Bico de Papagaio, compartilhou um lindo depoimento sobre o Natal e sobre participar de nossa vitrine:

“Alegria de Salão! Era assim que eu a conhecia. Na minha casa tinha uma árvore de Alegria de Salão. Árvore mesmo! Os galhos se trancavam no alto onde eu me sentava, cercada de flores vermelhas. E viajava no pensamento. Pura alegria!

Foi com o maior prazer que recebi a incumbência de fazê-las para a vitrine de Natal sempre tão especial da Patrícia de Deus.

Seja: Alegria de Salão, Bico de Papagaio, Flor de Natal… Simplesmente, Alegria de Natal.”

Através da arte, da manualidade , mineiridade e todo carinho aqui envolvido de cada artista, da querida Daniela Angelo e toda a equipe PdD queremos desejar a vocês muita Paz & Luz!

Fotos por: Letícias Reis