Skip to main content

Ah, Janeiro! O mês em que as promessas de Ano Novo ainda estão frescas, as academias lotadas e as dietas… bem, digamos que estão em “fase de ajuste”. Mas o melhor de Janeiro? É a hora de desvendar a lista de leituras para 2024, cortesia da querida (e mais famosa) livreira de Belo Horizonte, Simone Pessoa, nossa fada madrinha dos bibliófilos!

Imagine entrar em uma livraria e ter a própria Simone, com seu sorriso contagiante, pronta para te guiar pelo maravilhoso mundo dos livros. É como ter seu próprio GPS literário! Desde 2018, Simone tem sido nossa bússola para descobrir tesouros escondidos nas prateleiras, oferecendo dicas tanto para os devoradores de livros quanto para aqueles que ainda estão flertando com o hábito de ler. A boa notícia? Você não precisa de uma máquina do tempo para conferir as listas passadas – dê uma olhadinha nas sugestões de 2018, 2019, 2020, 2022 e 2023  (mas só depois de ver o que temos para este ano)!

Então, prepare-se! Pegue seu chá ou café (ou um vinho, se estiver se sentindo aventureiro), aconchegue-se em sua cadeira favorita e vamos mergulhar juntos nas sinopses oficiais dos livros escolhidos por Simone. Vamos lá?

A MULHER RUIVA

(ORHAN PAMUK)

Sinopse: O vencedor do Nobel Orhan Pamuk retorna à arte do romance com a instigante história de um garoto abandonado pelo pai. Ao se jogar em caminhos imprevisíveis, ele se aproxima de um cavador de poços e tem sua vida impactada por um incidente envolvendo uma misteriosa mulher ruiva. Anos depois ele é capaz de revisitar a cena e desvelar segredos desse passado.

livros para ler em 2024

AS PRIMAS

(AURORA VENTURINI)

Sinopse: A história de uma família em que as mulheres procuram fugir à norma, com ecos de Lucia Berlin, Shirley Jackson e Carson McCullers. Na cidade argentina de La Plata, nos anos de 1940, conhecemos Yuna e Petra, duas primas que pertencem à mesma família disfuncional, precária e destinada à desgraça. Pela voz de Yuna, vemos um universo tortuoso de mulheres abandonadas à sua sorte, a braços com a pobreza, a deficiência, o delírio fantasmagórico e a pressão social.

livros para ler em 2024

SALVAR O FOGO

(ITAMAR VIEIRA JUNIOR)

Sinopse: Órfão de mãe, Moisés encontra afeto em Luzia, estigmatizada entre a população por seus supostos poderes sobrenaturais. Para ganhar a vida, ela se torna a lavadeira do mosteiro da região e passa a experimentar uma vida de profundo sentido religioso, o que a faz educar Moisés com extrema rigidez.

livros para ler em 2024

UM AMOR

(SARA MESA)

Sinopse: Trata-se de um livro sobre a relação entre Nat e Andreas num ambiente rural, numa aldeia onde prevalecem os preconceitos e as insídias. A relação entre os dois protagonistas “consome-se” entre mal entendidos, sentidos e posturas antagonistas, silêncios e gestos questionáveis e enigmáticos.

livros para ler em 2024

ANNIE JOHN

(JAMAICA KINCAID)

Sinopse: Ao narrar a trajetória da jovem Annie para a vida adulta em Antígua, Jamaica Kincaid – um dos maiores nomes da literatura caribenha – usa sua prosa lírica e marcante para tratar de temas universais, de feminismo e de colonialismo.

livros para ler em 2024

ZICARTOLA

(MAURÍCIO BARROS DE CASTRO)

Sinopse: Política e samba na casa de Cartola e D. Zica conta a história do lendário Zicartola, casa de samba pioneira de Cartola, grande sambista da Mangueira, e sua esposa, dona Zica, cozinheira e antiga pastora da verde e rosa. Em menos de dois anos funcionando em um sobrado da rua da Carioca, nº53, entre os anos de 1963 e 1965, o ambiente criado pelo casal influenciou importantes acontecimentos culturais da turbulenta década de 1960.

livros para ler em 2024

EXTERMINEM TODOS OS MALDITOS

(SVEN LINDQVIST)

Sinopse: Em 1992, o historiador e escritor sueco Sven Lindqvist embarca em uma viagem à África Central e escreve esta crítica anticolonial europeia. Misto de análise literária, diário de viagem e investigação histórica baseada em fontes primárias, trata-se de um verdadeiro mapeamento geográfico-cultural que implode gêneros e noções pré-concebidas. Nele, Lindqvist propõe a tese de que há uma relação direta e íntima entre a violência colonial contra os povos africanos e o genocídio perpetrado no continente europeu contra os judeus e outras minorias.

livros para ler em 2024

NARCISO & GOLDMUND

(HERMANN HESSE)

Sinopse: Narciso e Goldmund, como a maioria das obras de Hesse, centra-se na busca do conhecimento interior dos seus protagonistas, assim como na procura da união dos opostos. Narciso representa a ciência, a lógica e Deus (o lado masculino), e Goldmund representa a arte e a natureza (o lado feminino).

livros para ler em 2024

SOBRE O QUE NÃO FALAMOS

(ANA CRISTINA BRAGA MARTES)

Sinopse: Espécie de romance de formação, o livro acompanha a jovem protagonista em sua luta para desvendar o mistério sobre seus pais, que será também uma jornada de descoberta das palavras, da história política do país e de sua própria identidade.

livros para ler em 2024

ÁGUA FRESCA PARA AS FLORES

(VALÉRIE PERRIN)

Sinopse: Com quase cinquenta anos, a zeladora coleciona fantasmas ― uma infância conturbada, um marido desaparecido e feridas ainda mais profundas ―, mas encontra conforto entre os rituais e as flores de seu cemitério.

livros para ler em 2024